sexta-feira, 27 de março de 2009

Soja Guisada com Massa

Ainda tenho muito que aprender no que diz respeito ao uso de soja em substituição da carne, mas esta experiência até correu bem.
Gostei do sabor e da textura, e resultou num belo almoço. :)

Photobucket

Para 2 pessoas

40g soja granulada grossa (pesar ainda seca)
140g ervilhas cozidas
1 cenoura
1 cebola
60g vinho branco
1 c.sopa molho soja
Azeite
Sal e pimenta

300ml água
100g massa cotovelinhos
_________________________________________

thermomix_bimby

Coloque a soja de molho durante 20 a 30 minutos.

Colocar 1/2 cenoura e a cebola no copo: 10 seg, vel 5.
Juntar o azeite e refogar durante 5 min, temp 100, vel 2.

Acrescentar as ervilhas, a outra metade da cenoura cortada em rodelas, o molho de soja, o vinho, a soja demolhada e os temperos: 5 min, temp 100, vel c.inversa.

Juntar a água e a massa: 12 min, temp 100, vel1.
Se necessário, acrescente água durante o cozimento, pois esta vai sendo absorvida tanto pela massa, como pela soja.

tradicional

Coloque a soja de molho durante 20 a 30 minutos.

Refogue a cenoura picada com o azeite.

Acrescente as ervilhas e a cenoura cortada em rodelas, o molho de soja, o vinho, a soja demolhada e os temperos e deixe levantar fervura, cozinhando depois em lume brando por 5 minutos.

Junte a água e a massa e deixe cozer até a massa estar no ponto.
Se necessário, acrescente água durante o cozimento, pois esta vai sendo absorvida tanto pela massa, como pela soja.

18 comentários:

  1. Olá minha miga!
    Que prato saudavel,tem tb costumo fazer mas agora descobriam o meu truque lololol..já não dá para os enganar.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Sera' meu almoço de hoje, porque adorei e tenho todos os ingredientes a casa. E no bimby, praticidade é pouco! Um abraço. Léia

    ResponderEliminar
  3. Léia, que bom que gostaste. :)
    Depois vem cá contar como correu.

    Tb tens bimby?

    ResponderEliminar
  4. Tás como eu :-( fiz uma vez mas ficou tão...blhac :-P
    Mas a tua´correu bem que o aspecto é óptimo :-)

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto saboroso!!!

    E parece rápida e fácil. Vou seguir os teus pássos. Não sou muito fã de nacos grandes mas esses até parecem carne!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Vou tentar ajudar-te. Utilizo muito a soja desidratada em três pratos: bolonhesa, lasanha e jardineira. Para a bolonhesa uso a de granulado fino e para a jardineira a normal. Faço a receita exactamente como faço com a carne mas em vez dela junto a soja já hidratada e bem escorrida. Experimenta por exemplo seguir a receita da lasanha do livro base da Bimby e usa a soja granulada fina.
    A única coisa que faço é carregar um pouco mais nas aromáticas para disfarçar mais o sabor porque o marido não aprecia. A jardineira é a minha preferida!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Posso dar outra sugestão?...eu não ponho os nacos de soja tanto tempo de molho...levo-os a ferver em caldo de legumes (podes usar os cubos de vegetais biológicos se não tiveres feito caldo caseiro) durante 7 min. no máximo). Depois é só escorrer. Ficam logo ligeiramente temperados.
    bjocas

    ResponderEliminar
  8. nnca provei ams so de olharq uem diria que era soja?
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Margarida, a soja de grão fino já usei,e com sucesso, na lasanha.
    Esta soja mais grossa comprei para fazer jardineira, mas depois acabei por fazer esta versão mais leve.
    Obrigada pela sugestão. :)

    Borboleta, excelente dica a do caldo. Eu tenho sempre caldo caseiro congelado em cubos. :)

    Para quem nunca fez, acho que poderão ficar surpreendidas com o resultado: fica boooom! :)

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto! Dá vontade de experimentar.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela visita. Fiz tua receita no almoço, no bimby, e ficou divina, meu marido também adorou. Depois irei posta'-la no meu blog, fiz foto e tudo! Um abraço. Léia

    ResponderEliminar
  12. Léia, que bom que gostaste!:)
    E que tens bimby - assim podemos trocar ideias. :)

    Gostei muito do teu blog, depois vou passar lá para ver a foto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Excelente,senão o dissesses eu comia carne de vaca....
    ;)

    Também tenho na dispensa um resto que não sabia o que fazer!

    Bjos

    ResponderEliminar
  14. A mim nunca me correu mal e adoro soja, seja ela em nacos ou granulada! A minha mãe é que se armou em esperta uma vez e juntou um naco de soja a um guisado que estava a fazer e mal o achou mole comeu-o. Odiou e agora diz que como comida de cão :) Resumindo: estou impedida de fazer comeres com soja porque ela ficou sugestionada!

    ResponderEliminar
  15. oiiies...vi a sopa no Rainhas...afff...que aconteceu com a receita...agora vi que você postou lá...rsrs!!!Passei por aqui e gostei que linkei você...vou testar a sopa aqui ta um calooooorrrr...Bjinhus

    ResponderEliminar
  16. Rose, a sopa é uma delícia. E se está muito calor aí, é uma boa sugestão. :)
    Ainda bem que gostaste do blog!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Como adoro soja não só pelo sabor mas também pela sua praticabilidade, resolvi procurar especificamente uma receita com soja e rápida.
    Como sigo o seu blog já há muito tempo, vim logo ao No Soup For You e... voilá...encontrei esta receita.

    Como não tinha soja grossa mas sim granulada fina, experimentei na mesma, com massa "lacinhos" e ainda juntei-lhe um pouco de molho de tomate, quando se junta a massa e água.

    Fiz na Bimby e ficou óptimo!!!

    Obrigada pelas suas maravilhosas ideias.

    Ps: Parabéns pelos prémios conseguidos com o seu livro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Obrigada! :) É sempre muito bom receber este feed back carinho e entusiasmante.
    Bjs e bons cozinhados!

    ResponderEliminar